-
Arquitetos: Balance Architettura [BLA]
- Área: 2500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Beppe Giardino
-
Fabricantes: Fagerhult, Legrand / Bticino, Marco Bergantin Falegname - BM Legno, Sedus, Sklum
Descrição enviada pela equipe de projeto. 2.500 m2 de escritórios, para os atuais 80 funcionários da Satispay, projetados com capacidade e flexibilidade para se tornar 200 em pouco tempo. A inovação diz respeito à disposição dos espaços, gestão de percursos e abordagem social. Os escritórios já foram planejados com princípios pós-COVID.
O volume é articulado com pátios e diferentes áreas de trabalho separadas que se conectam entre si por caminhos específicos. Além disso, os escritórios tendem a trazer características residenciais para dentro do ambiente de trabalho, pois pensamos nesse princípio como a nova forma de projetar e criar escritórios.
Os móveis são projetados especificamente para este projeto, com madeira como o principal material que conecta todo o projeto. Foi elaborado um projeto paisagístico específico para ambientes interiores e exteriores. O espaço em geral é, portanto, rico em hortaliças e vegetais que aumentam significativamente a qualidade de vida de quem vive nesses espaços.
Os novos escritórios da Satispay estão localizados no bairro de Isola, em Milão, quase à mesma distância entre a estação ferroviária Centrale e a estação ferroviária Porta Garibaldi. O local ocupa é um quarteirão urbano com três prédios divididos por dois pátios. No nível -1 existe ainda um subsolo que tem 1000 m2 e é utilizado como espaço comum.
As funções dentro dos prédios são posicionadas da maneira mais eficiente para que as pessoas que trabalham na mesma equipe estejam relacionadas e rapidamente conectadas. Nos espaços interiores, encontrando lugar nas diferentes áreas estão a equipe de marketing, equipe de TI, equipe jurídica, equipe administrativa, equipe de RH, equipe de desenvolvimento de negócios e equipe de gestão de contas.
Elas se reúnem no amplo pátio e na área social no térreo. O lobby/entrada é comum a todas as pessoas que trabalham no edifício. É um lugar onde todos passam para chegar ao seu posto. Queríamos ter essa centralidade, sendo um complexo muito articulado. Pode-se dizer que toda a conformação está voltada para a criação de uma “vlla”, a CASA SATISPAY.
A área social é um lugar especial onde todos se encontram nos intervalos. Foi planejada com a máxima flexibilidade para se tornar também um local para assembleias gerais e atualizações. Na seção de marketing, encontram-se os "phone booths" que nada mais são do que cabines telefônicas onde as pessoas podem ficar em pé e conversar sem incomodar seus colegas.